segunda-feira, 5 de outubro de 2009

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS:04 DE OUTUBRO!!


Ao pôr do sol de 3 de outubro de 1226, na capela, que havia restaurado, de Santa Maria dos Anjos ou da Porciúncula, deitado em terra nua, cercado de seus Irmãos, Francisco estende as mãos sobre todos, abençoa-os e lhes diz: “De minha parte, eu me apresso a ir a Deus, e os confio todos à sua graça...” (LM XIV, 5, c). E os exorta: “Eu fiz a minha parte. 2 Cel. 214,8. Cumpri minha missão; que Cristo os ensine a cumprir a sua” (XIV, 3, 4).
“Realizados, enfim todos os desígnios de Deus para com ele, adormeceu tranqüilamente no Senhor” (cf.At 7,60; LM XIV, 6,1).

Ao celebrarmos o DIA de SÃO FRANCISCO, “o mais santo dos humanos e o mais humano dos santos” – como apreciam repetir os franciscanófilos -, passo-lhes alguns testemunhos sobre o fascínio de Francisco de Assis e, em seguida, algumas palavras suas.1- O fascínio de Francisco de Assis

Francisco exerceu fascínio singular nos seus primeiros Companheiros: “ Parecia um homem de outro mundo” – escreveu Frei Tomás de Celano, seu primeiro biógrafo (1 Cel 82,1 – em 1228).
Encantava os contemporâneos, homens e mulheres, clérigos e leigos, nobres e plebeus, sábios e simples, as criaturas, o sultão muçulmano do Egito, bispos e cardeais, o próprio Papa. Em nossos dias, o conceituado historiador medievalista Jacques Le Goff, no seu livro Saint François d`Assise, já traduzido ao Português pela Editora Vozes, enfaticamente declara: Eu sempre estive fascinado - “toujours fasciné” – pelo vulto de Francisco de Assis. E continua: “um dos mais impressionantes personagens em seu tempo e até hoje da história medieval” (Paris, 1999, Préface, p 7-8).
Por fim, referência de excepcional fascínio: a revista norte-americana “Time”, de alcance mundial, estampou no número de 31 de dezembro de 1999, na passagem para o 3º milênio, pesquisa original: “Quem se distinguiu e por quê?” – era a pergunta ao universo de leitores.
Entre vultos da ciência, apareceram Gutenberg, Galileu Galilei e Einstein; entre literatos, Dante, Shakespeare e Goethe; entre artistas: Leonardo da Vinci e Michelangelo; entre músicos: Mozart e Beethoven. E entre todos esses ases, brilhou o nome de Francisco, São Francisco de Assis. A revista Time frisa o estilo e o carisma dele: “Francisco mudou o jeito da santidade, uma santidade humana, de fraternidade, a santidade da acolhida aos desprezados, cortesia com os leprosos, os mais excluídos na Idade Média, a santidade na mística da concórdia e da paz. “Time transcreve, inclusive, a clássica afirmação de Lênin: “Se tivessem existido no mundo 10 Franciscos de Assis, não teria havido necessidade de revolução!” (p. 93)

2- Algumas Palavras de São Francisco 1. Louvores das Criaturas Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Louvado sejas com todas as tuas criaturas. Louvai e bendizei ao meu Senhor, E dai-lhe graças e servi-o, de coração, com grande humildade! Cântico do Irmão Sol 1.3.14 – (Fontes Franciscanas e Clarianas, p. 104-5).

Perdão
Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor! Canto 10 (Fontes , p. 105)3. Conhecer e cumprir Altíssimo, glorioso Deus, ILUMINAI as trevas do meu coração. Dai-me sensibilidade e discernimento, a fim de que eu cumpra a vossa santíssima vontade. OC – p. 157

4. Humildade e Verdade
É grande vergonha para nós, servos de Deus, que os santos tenham feito grandes obras, e nós, proclamando-as, queiramos receber a glória e o louvor. ADV VI, 3 – Fontes, p. 99

5. Respeito – sinceridade
Bem-aventurado o servo que tanto ama e respeita seu irmão quando [este] estiver longe dele como quando estiver com ele; e não disser por trás dele aquilo que, com caridade, não pode dizer diante dele. Ad XXV, p. 1036. Cortesia e bondade de Deus Deus é cortês. A Cortesia é irmã da Caridade, e uma das qualidades de Deus. 2 Cel 165,57. PAZ Como saudação, o Senhor me revelou que disséssemos: o Senhor lhe dê a Paz! (cf. 2 Ts 3,16) Test 23 – Fontes , p. 190

Paz a todos e todas neste São Francisco 2006.Frei Agostinho Salvador Piccolo, OFMDiretor do IFAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário