domingo, 31 de janeiro de 2010

Dia mundial da Solidariedade é comemorado 31 de janeiro



"A solidariedade converte em direito o que a caridade dá como favor."
(José Ingenieros)

Neste domingo (31/01) o calendário registra o Dia da Solidariedade. Da dimensão da solidariedade ainda se tem uma idéia restrita, mas vale ressaltar que todos os dias é dia de ser solidário com o próximo.

Hoje, no Brasil, há aproximadamente 250 mil entidades desse tipo e 12 milhões de voluntários em ação, de acordo com o Conselho da Comunidade Solidária. No Piauí um exemplo desse tipo de filantropia é a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), que atua com 70 voluntários em Teresina, mantendo o Lar de Maria.

O Lar de Maria é uma casa de apoio a crianças com câncer que serve de amparo para o paciente carente e seu responsável, oferecendo hospedagem, alimentação, material de higiene pessoal, roupa, calçados, brinquedos, cestas de alimentos, medicamentos, exames, passagens, atividades sócio educativas e lazer. Hoje a casa atende 42 pessoas, entre pacientes e acompanhantes.

A RFCC trabalha com um planejamento estratégico para que, em um prazo de cinco anos, possam ampliar o campo de atuação no Norte do Estado, com uma sede em Parnaíba; e no Sul, com uma sede em Picos. Além disso, a rede trabalha para que possam ampliar as formas de se adquirir recursos próprios.

“Nós disponibilizamos tempo e amor para essas famílias que precisam, acima de tudo, de muita esperança e carinho. É importante que as pessoas compreendam que a doação não se limita às coisas materiais, vai muito além, podemos doar alegria e motivação”, afirma Carmem Lúcia Campelo, presidente da rede Feminina de Combate ao Câncer.

A sensibilização para a prática de atitudes solidárias diante de questões sociais, educacionais e culturais é o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. O Dia da Solidariedade, comemorado em 31 de janeiro, é apenas um chamativo. O que é necessário é que cada cidadão dedique, se envolva e se disponha a colaborar com o outro nos 365 dias do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário